LITERATURA


O que é literatura?


PROVAS PORTUGUÊS

 Literatura pode ser definida como a arte de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

O dicionario Aurélio diz que, na acepção que nos enteressa, “ literatura é a arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou em verso”. Então passemos a verificar  como distinguir, na prática, a linguagem literária de uma não literária.

·         Na linguagem literária é rica em figuras (palavras de sentido figurado), comparações em que as palavras adquirem sintidos mais amplos do que geralmente possuem.

·         Na linguagem literária há uma preocupação na escolha e disposição das palavras que acabam dando vida e beleza a um texto.

·         Na linguagem literária conta muito a escolha do tema e a originalidade de expressão.

·         A linguagem não –literária é objetiva, preocupa-se em trasmitir o conteúdo, utiliza a palavra num sentido utilitário, sem preocupação artítica. Geralmente, recorre à ordem direta (suleito, verbo, complemento).

Não- Literário
Literário
É predominantimente informativo
Sem deixar de ser informativo abre espaço a ficção, à emoção, a   expressão dos sentimentos.
É objetivo ( cada palavra possui um só significado)
É subjetivo (abre várias interpretações) socorre-se de vários recursos expressivos
Tem intenção mais imediata
Tem inteção mais estética
Linguagem denotativa
Linguagem conotativa
Usa uma linguagem impessoal ( o emissor apaga-se para ressaltar o conteúdo), fria e direta
Usa uma linguagem mais pessoal (a subjetividade do emissor é importante na análise do conteúdo)
preocupa-se com: a clareza, a objetividade, a precisão e a fidelidade aos fatos
Utiliza-se de: ritmo, sonoridades,         repetição de palavras ou de sons (rimas)
Pessoas
Personagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário